Absurdo

Mensagem racista é escrita em banheiro de universidade do Rio

Direção da instituição acionou a Polícia Civil para o caso

Mensagem teria sido direcionada à funcionária da unidade
Mensagem teria sido direcionada à funcionária da unidade |  Foto: Reprodução
 

Uma mensagem com teor racista foi escrita no banheiro da Universidade de Vassouras, no Sul do Rio, nesta quinta-feira (1°). A mensagem constava "Macaca, limpa bem limpo" estavam ao lado de um absorvente, pregado na parede do sanitário. 

Pessoas que testemunharam a cena afirmam que a mensagem foi direcionada a uma funcionária da limpeza que trabalha no local. Após o ocorrido, ela deixou o estabelecimento. A direção da unidade acionou a Polícia Civil para o caso.

Testemunhas afirmal que mensagem foi direcionada a uma funcionária da limpeza que trabalha na unidade
  

Alunos da instituição realizaram uma manifestação nesta sexta-feira (2), na entrada da universidade repudiando o episódio. A previsão é de que, ao longo do dia, outros estudantes de turnos da noite se unam à mobilização. 

Alunos realizam manifestação em frente a instituição
Alunos realizam manifestação em frente a instituição |  Foto: Reprodução
  

A Polícia Civil informou que a ocorrência foi registrada na 95ª DP (Vassouras), e que a vítima e uma testemunha foram ouvidas. Os agentes vão analisar imagens de câmeras de segurança. Diligências estão em andamento para identificar a autoria.

Repúdio

A Universidade de Vassouras publicou uma nota repudiando o caso praticado 'de forma covarde', nas dependências da instituição. Eles se solidarizam com o caso e afirmam que irão responsabilizar os culpados, assim que forem identificados. Nota completa:

"A Fundação Educacional Severino Sombra e a Universidade de Vassouras repudiam de forma veemente o CRIME ANÔNIMO, HEDIONDO E INACEITÁVEL, de racismo praticado de FORMA COVARDE em nossas dependências.

Nossa instituição é irrestritamente comprometida na luta antirracista, não tolera e não tolerará atitudes de incivilidade e discriminação racial.

Aluno(a) e/ou colaborador(a) que for vítima de ato preconceituoso será por nós acolhido(a) e defendido(a) até as últimas consequências.

Somos uma instituição que se orgulha por ser plural e inclusiva, e não mediremos esforços para apurar e punir severamente a(o) responsável por este ato REPUGNANTE!

Nos solidarizamos com o sentimento de revolta dos alunos, funcionários e professores e pedimos a todos e todas que, mais do que alimentarem o sentimento de protesto, se unam ao esforço institucional no combate aos flagelos que são o racismo e o preconceito, de qualquer natureza.

Já acionamos a autoridade policial para início da persecução criminal do(a) autor(a) do fato e instauraremos procedimento interno disciplinar para responsabilização acadêmica do(s) responsável(is)"

< Ônibus com destino ao Rock in Rio é apreendido por estar irregular Detenta é diagnosticada com varíola dos macacos em presídio do Rio <